HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O CIEP 230 é uma escola pertencente à Rede Estadual de Ensino. Suas atividades tiveram início em fevereiro de 1993 , sob a direção das Profªs Heloisa Helena , Diretora Geral , Ana Lúcia , Mirthes e Conceição , Diretoras Adjuntas. Atualmente encontra-se sob a gestão dos Professores Alessandra Ferreira Alexandre, Diretora Geral e Diretores Adjuntos Claudia Oliveira e Luis Carlos.
A construção do CIEP 230 iniciou-se no 1º Programa Especial de Educação, em1985, ficando inacabada. O local passou a servir de lixeira, desovas, assaltos e até tráfico de drogas, tornando-se um problema para a comunidade local que reivindicava a transformação do espaço ocioso em uma escola segura, de horário integral, para deixarem as crianças maiores de 7 anos , enquanto seus pais estavam no trabalho. A partir do 2º Programa , sua construção foi reiniciada , trazendo não somente a desejada escola , como também outros benefícios , tais como: asfalto, ampliação do comércio local , criação de mais uma rua.
Seu nome foi escolhido pelo então governador, Sr. Leonel Brizola, em homenagem a Manoel Malaquias Gurgel da Silva, professor, vereador pelo PDT e fundador da Fundação Leão XIII, falecido em 1983.
A unidade escolar já funcionou tanto em regime de horário integral, como parcial, atendendo desde CA do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Atualmente temos turmas do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental em horário ampliado, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental em horário parcial e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio nas modalidades regular (manhã) e EJA Supletivo ( noite) conforme Decreto 25623 (D.O. 06/10/99) Autorização para ministrar Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio)
A clientela atendida pela escola constitui-se de indivíduos oriundos das classes C, D, E, cujos responsáveis apresentam baixo nível de escolaridade, com grande número de analfabetos.
A instituição localiza-se no centro do Município de Nilópolis, sendo de fácil acesso a alunos e professores. Na localidade existe um pequeno centro comercial e, embora seja o único CIEP no bairro, está rodeado por diversas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino.

Comentários