NOSSO PROJETO INTEGRADOR ANUAL: "BRASIL, CONECTADO!"

ESTAMOS TRABALHANDO NO 2° BIMESTRE O SUB TEMA: "DIFERENÇAS"

PROJETO DIFERENÇAS

Objetivo geral:
Ø Analisar com os alunos a Gênese do preconceito contribuindo para a reflexão sobre o qualquer tipo de preconceito, a fim de acabar com essa prática no ambiente escolar.

Justificativa:
O preconceito pode manifestar-se pelas várias linguagens – a verbal falada, a verbal escrita, a corporal, a fisionômica... e veicular---se pela utilização de qualquer suporte, como: jornal, revista, televisão, cinema, teatro, internet, etc. Palavras ou palavrões com etimologia carregada de preconceito, muitas vezes usados de forma inconsciente; maneira de reagir ao humor, manifestações corporais de rejeição; uso nem sempre refletido de signos descontextualizados, como a cruz suástica como objeto de adorno corporal, e até o silêncio ou o imobilismo fisionômico e corporal podem constituir-se manifestações sutis ou explicitas de preconceito.
Assim, o preconceito pode permear todas as trocas sociais do cotidiano, invadir a arte e instalar-se no repertório cultural de um indivíduo e de uma comunidade.
Temos o intuito de “conscientizar” toda a comunidade escolar, que em algum momento somos preconceituosos; então destacaremos “algumas áreas” em que isso acontece a fim de diminuir essa prática (ou se possível eliminar). Também vamos esclarecer a definição de alguns conceitos, tais como:
§ Cultura
§ Preconceito
§ Convenção
§ Regionalismo
Haverá a abordagem de diversos tipos de preconceito:
§ À velhice
§ Lingüístico
§ Xenofobia
§ Discriminação à mulher
“A intolerância tem sido uma das mais trágicas marcas do nosso tempo. Ela se expressa pelo nacionalismo exacerbado, pela visão de mundo etnocêntrica (tendência a considerar a sua cultura e a de seu povo ou grupo como medida de todas as demais) e por um olhar que se pretende superior em relação ao outro.
Não gostar de uma escola de pintura, de um gênero musical ou mesmo de um autor ou intérprete faz parte dos atributos da liberdade humana e é direito fundamental que deve ser respeitado. Mas quem exigir que as demais pessoas tenham as suas mesmas preferências, afirmando sempre que tem razões objetivas para que todos o acompanhem reconhecendo certas manifestações como boas e outras como más, corre sério risco de estar dando acolhida ao preconceito. Do mesmo modo, avaliar as pessoas e seus atos com base, simplesmente, na condição social, na situação econômica, nas tradições de família, na profissão, na etnia ou nacionalidade, sem conhecer as circunstâncias concretas de cada um, é praticar o preconceito, ignorando que faz patê dos direitos fundamentais de todas as pessoas humanas o direito a um julgamento justo.”
Estratégias:

· Utilização de textos que abordem a convivência “em grupo”.
· Leitura do Artigo 5º da Constituição Federal.
· Abordagem das diferenças culturais da Região Sudeste e Região Nordeste.
· Exposição de manchetes de jornais.
· Pesquisa de algumas expressões ou gírias típicas dos estados da Região Sudeste e Nordeste.
· Pesquisa sobre “Bulling”.

Metas:
· Conscientização, de toda a comunidade escolar, que o preconceito é algo intolerável e sem propósito, que todos nós (professores, funcionários, alunos e pais) temos “uma visão própria” e que todos somos iguais e importantes.

Culminância:
Em Junho estaremos realizando uma Feira com diversos trabalhos expondo esse tema. Teremos vários stands com:
· Maquetes
· Cartazes
· Textos explicativos
· Exposição de Power Point
· Distribuição de panfletos

Também será usada a Sala de Vídeo para a “ministração” de palestras e apresentação de enquetes e dramatizações.



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