Ação Pedagógica “História e Cultura Afro-Brasileira”

CIEP 230 – MANOEL MALAQUIAS GURGEL DA SILVA
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Justificativa:

Para colocar em prática o que estabelece a Lei Federal 10.639/03, que altera a LDB e estabelece as Diretrizes Curriculares para sua implantação, a Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana, desenvolvemos a Ação Pedagógica “História e Cultura Afro-Brasileira”, buscando contribuir no processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade justa, livre e fraterna enfatizando que a Abolição já aconteceu a 120 anos e que somos todos iguais. O projeto será realizado durante a semana do dia 11 a 15 de Maio de 2010, desenvolvendo atitudes e valores de reconhecimento e respeito mútuo no campo ético e social, voltando-se para a formação de novos comportamentos e posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial.
Esse é um trabalho que, embora complexo, pode ser prazeroso e motivador na sala de aula, através da enriquecedora oportunidade de conhecer as histórias de dignidade, de conquistas e da criação de culturas de povos que constituem o Brasil, valorizando a singularidade de cada um e de todos.

Objetivos:

• Resgatar a importância da cultura afro-brasileira enquanto costumes e valores do povo brasileiro, em sua memória de afro-descendente, devendo ser valorizada, reconhecida e, conseqüentemente, incluída no currículo escolar;
• Romper não apenas com imagens negativas contra os negros e afro-descendentes, divulgadas por diferentes meios de comunicação, mas também com ideias distorcidas "passadas"ao longo dos anos;
• Levar os participantes a compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos e com culturas próprias, mas que, juntas, constroem sua história na nação brasileira;
• Levá-los a conhecer e valorizar a história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção da nossa cultura;
• Promover processos de conhecimento e atividades que cooperem na transformação da situação real.

Desenvolvimento:

• Rodas de conversa;
• Debates;
• Relatos de experiências;
• Jogral;
• Dramatizações de contos e histórias;
• Teatro com fantoches de família negra;
• Danças de origem africana;
• Apresentação de capoeira;
• Apresentação de peça teatral;
• Trabalho com samba-enredo na sala de aula;
• Filmes diversos relacionados ao tema;
• Apreciação e audição de músicas africanas;
• Confecção de minidicionário de palavras de origem africana, ilustrado pelos alunos;
• Confecção de livros e gibis;
• Análise de comerciais e programas de TV;
• Uso de jornais e revistas;
• Confecção de máscaras africanas;
• Confecção de cartazes;
• Exposição dos trabalhos realizados.

Avaliação:
Trabalhar com atividades interdisciplinares gerando aprendizagem significativa, através de uma avaliação processual, na qual, os alunos são avaliados não apenas pelos resultados, mas também pelo processo de construção do conhecimento a cada etapa do nosso projeto.

Comentários