PROJETO: GOL DE PLACA


PROJETO COPA DO MUNDO – GOL DE PLACA
Elaborado pela Equipe Técnico Pedagógica
Orientadoras: Ana Cristina, Claudia Regina e Kátia Tereza

Justificativa
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

Objetivo Geral
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar (eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares) possibilitando conhecer as várias etnias e culturas para valorizá-las e respeitá-las; repudiando a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Além de valorizar o espiríto de equipe e o companherismo.

Objetivos Específicos
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada país e os dias que jogam.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.

Período de Realização: 2º bimestre de 2010

Metodologia
► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.

Sugestões de Trabalho
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Temas Transversais
Ética:
Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino.

Meio ambiente:
• Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural:
• Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos. Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.

Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades:
•Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
•Identificação de formas geométricas no campo
•Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
•Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
•Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
•Criar problemas.
•Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Hexa (bem como tetra, tri, bicampeão)
• Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
• Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
• Os reservas da seleção (função)
• Agenda da copa
• O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)


Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.

Sugestões de atividades:
•Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo.
•Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
•Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
•Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).
•Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).

Língua Estrangeira
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.

Sugestões de atividades:
•Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
•Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta.
•Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.


História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:
•Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
•Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
•Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
•Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
•História das Copas
•Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
•Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
•Retrospectiva das Copas

Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.

Sugestões de atividades:
•Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
•Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade de Anápolis.
•Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
•A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
•Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
•Localização no mapa da sede da Copa

Ciências
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.

Sugestões de atividades:
•Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
•Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
•Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada?
Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes.

Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de atividades:
•Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
•Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
•Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
•Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
•A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países (maquetes, construções criativas)
•Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol..

Culminância:
Em Junho estaremos realizando uma exposição com diversos trabalhos expondo esse tema. Teremos vários stands com:
• Maquetes
• Cartazes
• Textos explicativos
• Exposição de PowerPoint
• Distribuição de panfletos
• Campeonato


AVALIAÇÃO:
Através de acompanhamento e observação direta do desempenho das turmas.
• Comprometimento na apresentação dos trabalhos solicitados através de exposição oral e escrita., entrevistas, pesquisas e apresentação na culminância.

Também será usada a Sala de Vídeo para a “ministração” de palestras e apresentação de, filmes, enquetes e dramatizações.


ANEXOS:
COPA DO MUNDO É TEMA DE PROJETO EDUCACIONAL EM NILÓPOLIS NO CIEP 230.


Curiosidades
- Nas primeiras Copas do Mundo, não eram permitidas substituições. Assim, caso algum jogador se contundisse, o selecionado ficava com um jogador a menos em campo. Os jogadores que não jogavam sequer ficavam em campo, assistiam às partidas na tribuna de honra.
- Ainda nas primeiras Copas, alguns selecionados permitiam que jogadores que não tinham a nacionalidade do país - e sim simplesmente a descendência - fossem convocados. Outros permitiam a convocação de jogadores que simplesmente estivessem jogando no país. Posteriormente, a Fifa e a International Board estabeleceram que o jogador só pode participar em jogos oficiais de um único selecionado e, para isso, deve ter necessariamente um dos seguintes requisitos: ser natural do país ou ser naturalizado cidadão do país que vai defender.
- Alguns jornalistas que cobriram a Copa de 1958 afirmam ter ouvido de Garrincha, após o jogo contra a URSS, que jogava com o tradicional uniforme vermelho com calções brancos: "Não acredito que viajei tanto para jogar com o América!" (time do Rio de Janeiro que tinha um uniforme parecido).
- Outras histórias sobre Garrincha: dizem que, ingenuamente, na Copa da Suécia, ele vendeu um rádio pelo qual havia pagado muito caro para o massagista do selecionado brasileiro - o motivo: após ligar o aparelho, ele observou que a transmissão era numa língua que não entendia. Fala-se também que, no meio da euforia dos jogadores diante da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, Garrincha, impassível afirmou: "Mas que campeonato sem-vergonha, não tem nem segundo turno".
Assunto para debate
Dispensar os alunos das aulas em jogos do Brasil ou manter as aulas?

Em alguns estabelecimentos de ensino os estudantes serão dispensados nos períodos em que ocorrerão os jogos da seleção canarinho; outras instituições educacionais irão instalar aparelhos de televisão para que seus alunos, professores e funcionários possam assistir as pelejas. Alguns educadores acreditam que essas interrupções de aulas ou dispensas de alunos não deveriam acontecer. Pensam estes especialistas que se perdem aulas, conteúdos, exercícios ou mesmo avaliações nesses dias/horários...
Será que teríamos freqüência às aulas se os estudantes não fossem dispensados nos horários/dias de jogos do Brasil? Os alunos que fossem obrigados a ir à escola nesses dias teriam a mesma disposição e atenção às aulas sabendo que os jogos da seleção estariam acontecendo naquele momento? A agitação nas ruas com os fogos sendo lançados a cada gol brasileiro permitiria aos pupilos participar com seriedade das atividades escolares?
O que fazer? Acreditamos que o espaçamento de quatro anos entre uma Copa do Mundo e outra edição do mesmo evento nos permite o luxo de dispensar os alunos nos dias ou horários de partidas do Brasil. Se houver algum prejuízo real na carga horária pode-se sempre recorrer à reposição de aulas...

Os mascotes das copas
1. Copa da Inglaterra de1966 - Willie, um leão.
2. Copa do México de 1970 - Juanito, um garoto com sombreiro.
3. Copa da Alemanha Ocidental de 1974 - Tip e Tap, dois jovens.
4. Copa da Argentina de 1978 - Gauchito, um menino.
5. Copa da Espanha de 1982- Naranjito, uma laranja
6. Copa do México de 1986 - Pique, uma pimenta
7. Copa da Itália de 1990- Ciao, um boneco
8. Copa dos EUA de 1994 - Striker, um cachorro
9. Copa da França de1998 - Footix, um galo
10. Copa da Coréia do Sul e Japão de 2002 - Ato, Kaz e Nik, criaturas do futuro
11. Copa da Alemanha de 2006 - Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante
12. Copa da África do Sul de 2010 - Kazumi, um leopardo

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