PROJETO
JORNAL ESCOLAR
JUSTIFICATIVA:
A turma 1003 – primeiro ano do Ensino Médio - é formada exclusivamente por alunos que cursaram, de março de 2009 a abril de 2010, o Projeto Autonomia – Ensino Fundamental. Possui um total de 35 alunos matriculados, sendo três oriundos de outra Unidade Escolar.
Os professores que compõem o quadro de docentes desta turma são unânimes ao afirmar que nenhum deles adquiriu o mínimo de conhecimentos necessários para estar numa classe de Ensino Médio. Além disso, não se vê por parte deles, o menor interesse em adquiri-los porque é grande o número de faltas, deixando a turma com dez a doze alunos presentes diariamente, e eles se revesam na frequência, dificultando ainda mais pela falta de assiduidade.
Estamos encerrando o primeiro semestre letivo e a previsão dos docentes, com base nas notas e nas faltas, é de que ocorra uma reprovação generalizada na referida turma, o que nos deixa alarmados, porém certos de que está sendo feito, de nossa parte, o melhor por nossos alunos.
A gestora Alessandra, mediante os fatos acima citados, solicita a Orientadora Educacional, Katia Tereza, que no uso de seus conhecimentos, ajude a integrar esta turma a escola.
Visando, então, superar o baixo rendimento dos alunos, estimular a expressão oral e a produção textual surge a idéia de se criar um jornal escolar.
Estamos convictos de que uma Escola só consegue cumprir seu papel social se alcançar o subconsciente juvenil e fazer a introjeção de valores morais, éticos e políticos para formar verdadeiros cidadãos.
Com esta certeza em mente partimos então para a ação e buscamos nos integrar as mídias que são os meios utilizados pelos cidadãos para se expressar, se comunicar e de transformar a sociedade em que se vive.
Contamos, é claro, com a prestimosa colaboração de professores preocupados e interessados em algo fazer para “salvar” estes alunos da iminente evasão.
Na movimentação criativa dos alunos e dos professores que estarão de frente depositaremos nossas expectativas na execução deste projeto.
Envolveremos todos os interessados no resgate desta turma, isto inclui diretores, orientadores, professores, demais funcionários, pais, os próprios alunos e o Grêmio estudantil.
Na confecção do Jornal serão trabalhadas todas as disciplinas: Língua e Literatura, Matemática, História, Geografia, Biologia, Artes, Sociologia, Filosofia...
Será esta a forma com que esperamos alcançar nossa meta.
OBJETIVOS GERAIS:
No envolvimento de toda a comunidade escolar, esperamos tratar de temas presentes no convívio social e na vida dos alunos e, assim :
Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica dos alunos;
Incentivar a produção de opiniões sobre os problemas da comunidade escolar, do entorno da escola, do Município de Nilópolis, do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo;
Promover o estímulo e despertar o desejo de aprender mais e mais descobrindo o fascinante mundo que é a Escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A criação do Jornal Escolar visa a superar o baixo rendimento dos alunos a partir da melhoria da leitura e da escrita, para isso as matérias publicadas incluirão variados tipos e gêneros textuais presentes no cotidiano dos alunos que serão elaborados por eles e revisados pelos professores:
Artigos de opinião sobre: Ecologia, Educação, Ensino Religioso, Filosofia, Juventude, Política e Cidadania, Saúde e Sexualidade, Sociologia;
Dicas sobre: Esportes, Profissões, Vivências, Receitas;
Poesias, Acrósticos, Entrevistas, Recados, Adivinhações;
Charges, Histórias em quadrinhos;
Curiosidades referentes a: História, Geografia, Desafios Matemáticos.
Destaques e comentários de notícias dos jornais locais: violência, desrespeito às leis civis, descobertas, etc.
META:
Introjetar os alunos da turma 1003 à escola.
DESENVOLVIMENTO:
1. Anunciação da fundação do Jornal;
2. Escolha do nome do Jornal;
3. Formação dos grupos de interesse;
4. Determinação das tarefas dos componentes;
5. Colheita de todo o material;
6. Seleção dos tópicos a serem editados;
7. Organização do exemplar;
8. Exame da maquete editorial;
9. Edição;
10. Multiplicação do exemplar para distribuição.
JORNAL............................
Artigos de Opinião:
(comentários dos editores das notícias do Brasil e do mundo; carta dos leitores – selecionadas e devidamente respondidas)
Dicas:
*Quando me formar eu quero ser... (a cada edição, informações sobre profissões visando ajudar ao jovem a se decidir)
**Culinária (receitas fornecidas pelas nossas merendeiras)
***Esportes (os benefícios da prática; as dicas para fazer – colaboração dos professores de E.Física)
*Poesias;
**Acrósticos;
(que poderão ser dos editores ou dos leitores)
***Entrevistas (a cada edição um membro da comunidade escolar, ou do entorno, será entrevistada – exemplos de vivências)
Política e Cidadania:
(o que rola e o que não dá pra rolar – colaboração dos professores de Sociologia e Filosofia) Notícias da nossa Escola:
(eventos, projetos, culminâncias, determinações, comemorações – fornecidos pela direção , E.T.P. Grêmio) Charges;
Histórias em quadrinhos;
(exploração da criatividade dos alunos com o auxílio das professoras de Artes.)
Curiosidades:
(coluna dedicada aos fatos históricos interessantes;
aos desafios da lógica;
aos pontos turísticos das cidades brasileiras e aos fatores geográficos – clima, tempo,etc. – dedicação dos professores de História; Matemática e Geografia)
Destaque da semana:
(notícias dos jornais locais de maior relevância transcritas e comentadas.) Ecologia;
Saúde e Sexualidade:
(do que os jovens devem estar por dentro – colaboração dos professores de Biologia.)
Referências: editores, colaboradores, biografias, responsáveis.
JORNAL ESCOLAR
JUSTIFICATIVA:
A turma 1003 – primeiro ano do Ensino Médio - é formada exclusivamente por alunos que cursaram, de março de 2009 a abril de 2010, o Projeto Autonomia – Ensino Fundamental. Possui um total de 35 alunos matriculados, sendo três oriundos de outra Unidade Escolar.
Os professores que compõem o quadro de docentes desta turma são unânimes ao afirmar que nenhum deles adquiriu o mínimo de conhecimentos necessários para estar numa classe de Ensino Médio. Além disso, não se vê por parte deles, o menor interesse em adquiri-los porque é grande o número de faltas, deixando a turma com dez a doze alunos presentes diariamente, e eles se revesam na frequência, dificultando ainda mais pela falta de assiduidade.
Estamos encerrando o primeiro semestre letivo e a previsão dos docentes, com base nas notas e nas faltas, é de que ocorra uma reprovação generalizada na referida turma, o que nos deixa alarmados, porém certos de que está sendo feito, de nossa parte, o melhor por nossos alunos.
A gestora Alessandra, mediante os fatos acima citados, solicita a Orientadora Educacional, Katia Tereza, que no uso de seus conhecimentos, ajude a integrar esta turma a escola.
Visando, então, superar o baixo rendimento dos alunos, estimular a expressão oral e a produção textual surge a idéia de se criar um jornal escolar.
Estamos convictos de que uma Escola só consegue cumprir seu papel social se alcançar o subconsciente juvenil e fazer a introjeção de valores morais, éticos e políticos para formar verdadeiros cidadãos.
Com esta certeza em mente partimos então para a ação e buscamos nos integrar as mídias que são os meios utilizados pelos cidadãos para se expressar, se comunicar e de transformar a sociedade em que se vive.
Contamos, é claro, com a prestimosa colaboração de professores preocupados e interessados em algo fazer para “salvar” estes alunos da iminente evasão.
Na movimentação criativa dos alunos e dos professores que estarão de frente depositaremos nossas expectativas na execução deste projeto.
Envolveremos todos os interessados no resgate desta turma, isto inclui diretores, orientadores, professores, demais funcionários, pais, os próprios alunos e o Grêmio estudantil.
Na confecção do Jornal serão trabalhadas todas as disciplinas: Língua e Literatura, Matemática, História, Geografia, Biologia, Artes, Sociologia, Filosofia...
Será esta a forma com que esperamos alcançar nossa meta.
OBJETIVOS GERAIS:
No envolvimento de toda a comunidade escolar, esperamos tratar de temas presentes no convívio social e na vida dos alunos e, assim :
Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica dos alunos;
Incentivar a produção de opiniões sobre os problemas da comunidade escolar, do entorno da escola, do Município de Nilópolis, do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo;
Promover o estímulo e despertar o desejo de aprender mais e mais descobrindo o fascinante mundo que é a Escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A criação do Jornal Escolar visa a superar o baixo rendimento dos alunos a partir da melhoria da leitura e da escrita, para isso as matérias publicadas incluirão variados tipos e gêneros textuais presentes no cotidiano dos alunos que serão elaborados por eles e revisados pelos professores:
Artigos de opinião sobre: Ecologia, Educação, Ensino Religioso, Filosofia, Juventude, Política e Cidadania, Saúde e Sexualidade, Sociologia;
Dicas sobre: Esportes, Profissões, Vivências, Receitas;
Poesias, Acrósticos, Entrevistas, Recados, Adivinhações;
Charges, Histórias em quadrinhos;
Curiosidades referentes a: História, Geografia, Desafios Matemáticos.
Destaques e comentários de notícias dos jornais locais: violência, desrespeito às leis civis, descobertas, etc.
META:
Introjetar os alunos da turma 1003 à escola.
DESENVOLVIMENTO:
1. Anunciação da fundação do Jornal;
2. Escolha do nome do Jornal;
3. Formação dos grupos de interesse;
4. Determinação das tarefas dos componentes;
5. Colheita de todo o material;
6. Seleção dos tópicos a serem editados;
7. Organização do exemplar;
8. Exame da maquete editorial;
9. Edição;
10. Multiplicação do exemplar para distribuição.
JORNAL............................
Artigos de Opinião:
(comentários dos editores das notícias do Brasil e do mundo; carta dos leitores – selecionadas e devidamente respondidas)
Dicas:
*Quando me formar eu quero ser... (a cada edição, informações sobre profissões visando ajudar ao jovem a se decidir)
**Culinária (receitas fornecidas pelas nossas merendeiras)
***Esportes (os benefícios da prática; as dicas para fazer – colaboração dos professores de E.Física)
*Poesias;
**Acrósticos;
(que poderão ser dos editores ou dos leitores)
***Entrevistas (a cada edição um membro da comunidade escolar, ou do entorno, será entrevistada – exemplos de vivências)
Política e Cidadania:
(o que rola e o que não dá pra rolar – colaboração dos professores de Sociologia e Filosofia) Notícias da nossa Escola:
(eventos, projetos, culminâncias, determinações, comemorações – fornecidos pela direção , E.T.P. Grêmio) Charges;
Histórias em quadrinhos;
(exploração da criatividade dos alunos com o auxílio das professoras de Artes.)
Curiosidades:
(coluna dedicada aos fatos históricos interessantes;
aos desafios da lógica;
aos pontos turísticos das cidades brasileiras e aos fatores geográficos – clima, tempo,etc. – dedicação dos professores de História; Matemática e Geografia)
Destaque da semana:
(notícias dos jornais locais de maior relevância transcritas e comentadas.) Ecologia;
Saúde e Sexualidade:
(do que os jovens devem estar por dentro – colaboração dos professores de Biologia.)
Referências: editores, colaboradores, biografias, responsáveis.
Ótimo projeto!!! Desejo sucesso a E.T.P. corpo docente e todos os profissionais envolvidos.
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