Projeto: Nenhum a menos e um sucesso a mais

  • CIEP 230 – MANOEL MALAQUIAS GURGEL DA SILVA

    PROJETO: Nenhum a menos e um sucesso a mais

    “ É na inconclusão do ser, que se firma a
    educação como processo permanente. Mulheres e homens se
    tornaram educáveis na medida em que se reconhecem
    inacabados.” Paulo Freire


    JUSTIFICATIVA

    Os jovens e adultos têm procurado a escola com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Entretanto, constata-se que esse interesse não é suficiente para a permanência dos alunos na escola.
    Neste sentido, convidamos os professores para uma reflexão sobre a evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos, sem perder de vista os fatores sociais e econômicos que envolvem essa clientela e que contribuem decisivamente para a exclusão social.
    Os alunos da Educação de Jovens e Adultos precisam saber qual é a função social da escola e as conseqüências positivas quando a aprendizagem acontece sistematicamente, melhorando o desempenho profissional, elevando a auto-estima e ampliando a sua competência leitora.
    Diante das observações citadas, a Orientadora Pedagógica Claudia Regina elaborou o Projeto: Nenhum a menos e um sucesso a mais.
    A maioria dos alunos não chega à escola no 1º tempo: uns porque saem tarde do trabalho, outros porque moram muito longe e têm que deixar O jantar pronto e ainda têm aqueles que não vão cedo porque não querem perder a novela das seis. Com isso começa a ocorrer um esvaziamento nas turmas, o desinteresse “impera” e inicia-se a tal evasão.
    O que fazer para motivar e atrair os alunos para a EJA?
    Em Nilópolis há muitas escolas e todas possuem EJA. O que podemos oferecer de diferente e mais atrativo para que as pessoas que residem nas proximidades de nossa escola prefiram ficar no CIEP 230?
    Decidimos que não tem como mudar o horário de entrada então vamos realizar atividades diferenciadas pra incentivar os alunos a chegarem cedo na escola. O que trabalha, de repente, vai passar a correr, para não chegar atrasado e o que mora perto vai estar na escola antes o sinal do 1º tempo soar.


    OBJETIVO GERAL
     Fortalecer a prática pedagógica dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos visando garantir a efetividade do processo ensino – aprendizagem, mobilizando-se para reduzir o índice de evasão.

    META
     Diminuir a evasão no turno da Noite na Modalidade da EJA

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

     Promover oficinas/ palestras significativas para a Educação de Jovens e Adultos;
     Aproximar o currículo das necessidades profissionais dos alunos da EJA;
     Elaborar realizando em parceria com os alunos, projetos didáticos que promovam encontros prazerosos entre alunos e a comunidade “adjacente” a escola.

    DESENVOLVIMENTO

    Entre às 18h e 20min e 19h estaremos ministrando aulas diferenciadas como:
     Oficinas
     Palestras
     Aulas no Laboratório de Informática
     Aeróbica


    Aeróbica – O professor Cristiano(Ed. Física) irá promover aula de aeróbica.

    Laboratório de Informática – A Orientadora Tecnológica Rosiane irá dar aulas de noções básicas de informática ( elaboração de Power point, preenchimento de planilha utilizando Excel...)

    Aula de reforço – Diversos professores vão atuar. Cada dia será reforço de uma disciplina.

    Reforço ENEM - Diversos professores vão atuar. Cada dia será reforço de uma disciplina, tendo como base as competências e habilidades do NOVO ENEM.

    Palestra sobre condicionamento físico – Os professores de Biologia e Educação Física estarão ministrando palestras para uma melhor qualidade de vida tendo em vista uma melhor postura no exercício de sua profissão.

    Oficinas de artesanato

    No final de cada bimestre, os alunos que tiverem 90% de presença, em pelo menos três atividades, serão contemplados com um rodízio de pizza “dançante” (no refeitório) e ganharão um ponto de participação em todas as disciplinas.

Comentários

Postar um comentário