Projetos

Existe um ditado que diz que o ano só começa depois do Carnaval, então vamos relatar os projetos que serão desenvolvidos no 1º semestre de 2011.




  • APRENDENDO HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA

Professores responsáveis: Patrícia, Eveline e Cleice (na disciplina de Projetos)

  • Projeto de Leitura

Professores responsáveis: Claudia Regina, Denise, Elisângela, Fernanda, Georgeta, Luciana, Marília, Mara, Michele, Mona Lisa, Rita, Roseli, Rosiane (disciplina de Língua Portuguesa, Projetos e Artes)



PROJETO DE LEITURA
Objetivo Geral

Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.

Objetivos Específicos

• Incrementar a leitura no âmbito escolar;
• Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem;
• Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;
• Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
• Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins;
• Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global;
• Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural;
. Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais e éticos, visando atender à formação geral do educando.

Justificativa

Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
Acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.


Meta

Melhorar o desempenho do corpo discente em todas as disciplinas através da leitura.

Desenvolvimento

Cada turma terá um livro paradidático para ler durante todo o 1º semestre. No 1º bimestre será realizada uma prova (sobre o livro) e no 2º bimestre cada turma deverá apresentar alguma atividade elaborada de acordo com a história lida (esquete, vídeo, mural...) no dia da culminância.
Haverá dois dias para apresentação dos trabalhos:



 1º dia –

Manhã: Ensino Fundamental
Tarde: 6º e 7º anos

 2º dia –

Manhã: Ensino Médio
Tarde: 8º e 9º anos

Dividiremos as turmas para um ou dois professores estarem aplicando e orientando a leitura dos livros, mas também teremos um Coordenador que irá “supervisionar” e dar sugestões durante o desenvolvimento do projeto e o apoio da Animação Cultural e os oficineiros do Programa Mais Educação.
O Projeto de leitura, no Ensino Médio, terá a participação de todos os professores, das diversas áreas, usando as revistas Época e Galileu. Os docentes que lecionam com Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Química, Biologia, Língua estrangeira e Educação Física deverão “levar” para a sala de aula as revistas abordando matérias e reportagens enfatizando a sua disciplina, com isso o aluno ficará bem informado, com o que acontece em nossa sociedade e também estará adquirindo o hábito da leitura, e com certeza passará a ter um melhor desempenho no âmbito escolar.
No dia da Culminância além de expor os trabalhos também será feita uma Olimpíada. Os alunos deverão responder diversas perguntas sobre a “obra” lida (serão 3 alunos por turma).


Avaliação

Os alunos, do Ensino Fundamental e Médio, serão avaliados através:
 das provas aplicadas no 1º bimestre;
 dos trabalhos apresentados na Culminância no 2º bimestre;
 do desempenho na Olimpíada (2º bimestre).

Obs.: Os alunos só terão notas de “trabalho” nas disciplinas envolvidas (Português, Projetos, Artes) mediante o resultado apresentados nas atividades propostas.


 As demais disciplinas deverão estar desenvolvendo ações/atividades (bimestralmente) utilizando as Revistas Época, Galileu e Rural.

  • Projeto Época na Educação

    O projeto ÉPOCA NA EDUCAÇÃO está há dez anos propiciando aos alunos e seus professores uma viagem fantástica pelo mundo da informação. Criado em 2001 com o objetivo de estimular nos jovens leitores a capacidade de pesquisar, analisar, construir conhecimento além de incentivar decisões coerentes com o exercício de uma cidadania plena.

    Com as informações disponíveis nas revistas ÉPOCA, GALILEU, GLOBO RURAL e com as sugestões de atividades dos fascículos ÉPOCA NA EDUCAÇÃO, que as escolas recebem gratuitamente durante todo ano letivo, alunos e professores constroem projetos multidisciplinares para elaborar jornais, revistas, filmes e até a rádio escolar.

Comentários