Estado lança programa de formação continuada para professores



Uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e Ciência e Tecnologia permitirá a formação de professores da rede estadual de ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Inicialmente, quatro mil professores das duas disciplinas serão capacitados com novas metodologias de ensino e em conteúdo vinculados ao Currículo Mínimo, implementado este ano pela Seeduc.
O curso, de 160 horas (um ano), será oferecido pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado (Cecierj)/Consorcio Cederj, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, e será dividido em quatro módulos. Os professores que participarem do aperfeiçoamento receberão um auxílio mensal de R$ 300, pago pela Seeduc, durante o curso – um investimento total de R$ 13 milhões. O objetivo é rever o conteúdo apresentado nas salas de aula oferecendo novas práticas docentes.
Após a conclusão, os professores poderão, ainda, fazer uma especialização latu sensu em Língua Portuguesa ou Matemática, com mais 200 horas de aulas. Os cursos de especialização serão oferecidos por universidades públicas que fazem parte do consórcio, coordenado pelo Cecierj, que oferece cursos a distância em seis universidades do Rio de Janeiro: Uerj, UFRJ, UFF, Uenf, Uni-Rio e Rural.

Comentários